Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > DCTA / IEAv desenvolve software inovador complementar à navegação por GPS para aeronaves
Início do conteúdo da página

DCTA / IEAv desenvolve software inovador complementar à navegação por GPS para aeronaves.

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), órgão subordinado ao DCTA, acaba de registrar no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, o software “SPE - Sistema de Posicionamento Embarcável para tecnologia PITER”, fruto da pesquisa e desenvolvimento do Projeto PITER-N (Processamento de Imagens em Tempo Real para Navegação Aérea Autônoma Noturna com Alto Desempenho).

Este sistema permite a fusão de dados de navegação de todos os sensores embarcados, por meio de uma plataforma única de desenvolvimento, aumentando a precisão da estimada da posição de uma aeronave com maior confiabilidade e robustez.

Tal aplicação foi desenvolvida com foco no modelo tríplice hélice, de modo que pode ser utilizado em diversos tipos de hardware de processamento, ou seja, compatível com vários modelos de aeronaves.

A versatilidade do SPE, permitirá, por exemplo, a estimação de posição através de imagens com diferentes tipos de sensores imageadores, dirimindo a dependência exclusiva de sistema de posicionamento e navegação satelital, perfazendo ações para o futuro voo autônomo de aeronaves dentro de requisitos de segurança exigidos no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Reconstrução de trajetória por meio de algoritmo de estimação de posição por imagens.

Software SPE embarcado em sistema integrado a drone do projeto PITER-N em fase de testes

Foto: Daniel Rodrigues Roos

O Diretor do IEAv, Coronel Aviador Charlon Goes Cunha, ressaltou que o registro desse software reforça o compromisso do IEAv, em cumprir sua missão realizar pesquisas científicas e tecnológicas, contribuindo para o avanço do conhecimento e fortalecendo o Poder Aeroespacial Brasileiro, além de promover a Soberania Nacional, ao criar soluções para posicionamento de aeronaves que complementam sistemas os quais não são de controle estratégico brasileiro.

Texto: Cap Eng ELN Douglas Damião de Carvalho Honório

Revisão Texto: Fabíola Guimarães Monteiro Lêdo

Autores do SPE “Sistema de Posicionamento Embarcável para Tecnologia PITER”:

Cel QOFOT Marco Antonio Pizani;

Dr. Roberto Neves Salles;

Dr. Elcio Hideiti Shiguemori;

Dr. Ricardo Teixeira de Carvalho;

Pesquisador Moisés José dos Santos Freitas;

Cap Eng ELN Douglas Damião de Carvalho Honório;

Cap Eng CMP Jelton Alexandre da Cunha;

1º Ten QOCon CGR Fabiano da Cruz Nogueira;

1 º Sgt Daniel Rodrigues Roos.

Fim do conteúdo da página